domingo, 4 de novembro de 2012

Alimentação adequada para o outono e inverno





Segundo a filosofia ayurvédica, o Outono é uma estação Vata( predomina o elemento Ar) o Inverno é uma estação Kapha ( predomina o elemento àgua)

 As estações do ano exercem grande poder sobre os humores do corpo. No pensamento ayurvédico, oposto cura oposto e semelhante agrava ou aumenta semelhante e, a partir deste princípio é que se escolhe o que se deve colocar no prato.

Para equilibrar Vata, devemo-nos focar numa alimentação e modo de vida em que predominem as qualidades opostas. Em vez de andarmos no “ar” devemos estar “terra a terra”, responsáveis, focados, tranquilos, sólidos na nossa estrutura de vida e de modo de estar, calor e rotina. Por exemplo, fatores como nutrição e hidratação compensa a frieza e a secura; rotina e quietude compensam a qualidade do movimento. É importante equilibrar o Vata durante todo o ano claro, contudo, temos de prestar atenção ao Vata no Outono.

Os alimentos recomendados são: refeições quentes, gengibre, cominhos, deixar os crus( saladas)

Deve-se dar prioridade aos sabores doces (frutas, arroz,…),salgados ,e ácidos( frutos cítricos)

Consumir frutos secos (nozes, amêndoas, castanhas), nos intervalos das refeições

Os chás são ótimos pois equilibram a desidratação e aumentam a temperatura do nosso organismo

É aconselhado apanhar sol e receber massagens relaxantes

O inverno é a estação marcada pela máxima distância do sol em relação a terra, que passa a receber intensa influência lunar nesta faze. Para compreendermos um pouco de como funciona a alimentação ayurvédica de acordo com as estações do ano, devemos primeiro voltar nosso olhar para fora do nosso planeta e perceber sua relação com o sol. O sol é como o fogo digestivo da terra e é ele que tem o poder de aquecer e secar o planeta. Quem estuda Ayurveda, sabe da grande importância de termos sempre um “fogo” forte e pronto para promover transformação não apenas dos alimentos mas também de todas as impressões captadas pelos cinco sentidos. Quando este fogo orgânico está deficiente o corpo arrefece, as toxinas podem ganhar terreno nosso corpo, principalmente se a dieta não está adequada. Da mesma forma acontece na relação do sol com a terra: no inverno a terra afasta-se do sol e tende a ficar mais húmida e fria - características do dosha kapha (elemento àgua) . Esta mesma influência pode ser observada no corpo humano: na estação kapha o metabolismo fica mais lento, o corpo arrefece com rapidez provocando o aumento de características e desequilíbrios de natureza kapha no organismo.

 
Os alimentos recomendados são: picantes, e adstringentes( tofu, ervilhas, caju, caqui,…), os sabores doces devem ser reduzidos

Aquece os alimentos com o calor das especiarias: mostarda, gengibre, pimentas, cominho, cravo, cardamomo e canela

“Em mim, eu encontrei uma só realidade – que eu inspiro e expiro. E assim, qualquer coisa que inspira e expira é realidade. Quando eu percebo esta realidade em todos, eu encontro-me a mim mesmo neles e a eles em mim.”

Por: Jai Gopal Kaur

Sem comentários:

Enviar um comentário