quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Respiração


                            “A respiração é o beijo de Deus” Y.B.
Este é um pranayama muito poderoso e fácil de praticar. Também chamado de “Respiração em U”. Equilibra os hemisférios do cérebro – direito e esquerdo, limpa os nadis (canais de energia) Ida e Píngala. Proporciona bem-estar trazendo harmonia física, mental e emocional. Ajuda nos sintomas do stress diminuindo dores de cabeça e enxaqueca.
Como fazê-la:
Em posição fácil, coluna reta, ombros relaxados. Mão esquerda em Gian Mudra, sobre o joelho esquerdo. Com o polegar direito feche a narina direita e inspire profundamente pela narina esquerda. Formando um U com o indicador direito esticado, feche a narina esquerda e expire completamente pela narina direita. Assim sucessivamente, alternando as narinas após a inspiração.  Através da respiração podemos controlar nossa energia e humor. Os nervos que saem dos hemisférios do cérebro se cruzam na altura das sobrancelhas; o hemisfério direito está conectado ao lado esquerdo do corpo e a narina esquerda. O hemisfério esquerdo está conectado ao lado direito do corpo e a narina direita.
- Respiração através da narina direita:
Ela está associada com o Nadi Píngala, que termina na narina direita –  energia do Sol – prana , a energia estimulante  proporciona:
-Concentração
-Força de vontade
-Estado de alerta
-Ação
-Vigor
- Alerta
- Projeção
- Respiração através da narina esquerda:
Estimula o Nadi Ida, que termina na narina esquerda – energia da Lua – energia recetiva – apana, energia de limpeza, proporciona:
-Tranquilidade
- Empatia
- Sensibilidade
- Síntese
- Calma
Jai Gopal Kaur
 

Sem comentários:

Enviar um comentário